Terno de Reis

Terno de Reis
A tradição do Terno de Reis faz parte da cultura de nossa região, do nosso povo.

terça-feira, 30 de abril de 2013

RUMO AO 13º INTERECLESIAL DAS CEB'S 2014

A Paróquia Nossa Senhora das Graças em Jequié-BA escolheu na noite de ontem (30/04), na Ceb São Francisco, o Delegado ao 13º Intereclesial das Ceb´s representando a Diocese de Jequié dentre outros a serem escolhidos por Paróquia. Em uma reunião iluminada pelo Espírito Santo, os representantes das Comunidades Eclesiais de Base da Paróquia Nossa Senhora das Graças escolheram o Jovem Fernando Andrade, da Ceb Nossa Senhora de Fátima, para ser Delegado da Diocese no 13º Intereclesial das Ceb's, evento este que acontecerá na Cidade do Crato, estado do Ceará, em janeiro de 2014. Fernando é uma liderança comprometida e missionária naquela Paróquia, atuante em vários movimentos sociais. O jovem Fernando vai pela primeira vez a um Intereclesial das Ceb's levando na mala nossas vivências em comunidade para partilhar e renovar nosso ideal cristão. Parabéns Fernando! muito axé!
FERNANDO - Delegado para o 13º Intereclesial







CANDIDATOS À DELEGADO PELA PARÓQUIA N. SRA. DAS GRAÇAS




DELEGADO FERNANDO


domingo, 28 de abril de 2013

ENCONTRO DIOCESANO DA JUVENTUDE EM JEQUIÉ-BA

A Pastoral da Juventude - PJ da Diocese de Jequié-BA promoveu neste final de semana (26,27 e 28), no Centro de Treinamento de Líderes - CTL, o Encontro Diocesano da Juventude, que além de uma expressiva participação de lideranças jovens da região de Jequié e outras regiões, o encontro foi muito bem organizado e dinâmico, onde foram debatidos e refletidos vários temas pertinentes à juventude e a Igreja, regado de oração, louvores e alegria, contando também com a presença do Bispo Emérito Dom Cristiano Krapf. A juventude é a protagonista de nossa Igreja na contemporaneidade, ela não é o futuro da Igreja, ela é a Igreja hoje, no presente, agora.  Parabéns aos organizadores e ao rosto novo de nossas Comunidades Eclesiais.

Romildo Costa

Veja as fotos do encontro:

























quinta-feira, 25 de abril de 2013

D. Pedro Casaldáliga recebe novas ameaças de morte



CEBsuai 


DERMI AZEVEDO | CARTA MAIOR | IHU 

O bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT), d. Pedro Casaldáliga, disse nesta quarta-feira (6) à Carta Maior que está sendo ameaçado de morte por causa de seu apoio aos povos indígenas brasileiros. O bispo denuncia que as comunidades sofrem os efeitos da implementação de projetos não sustentáveis, do ponto de vista do respeito às culturas e ao desenvolvimento participativo. ? 

Casaldáliga afirmou que as ameaças são anônimas e chegam à sua residência por todos os meios: telefonemas, internet e falsas mensagens. Perguntado sobre a eleição do novo Papa, d.Pedro preferiu denunciar as ameaças de morte, além de afirmar a sua fé "na esperança da ressurreição". ?? 

Catalão de nascimento e cidadão do mundo, Casaldáliga é escritor e poeta. Durante a ditadura civil-militar de 1964/1985, escapou de uma tentativa de assassinato, em Mato Grosso. O pistoleiro errou os tiros e, em vez do bispo, foi morto o padre João Bosco Penido Burnier, jesuíta. Sua expulsão do Brasil foi pedida muitas vezes aos generais-presidentes da ditadura, não apenas pelos chefes golpistas, mas também por religiosos de direita. ?? 

Diante de toda pressão para expulsá-lo, o próprio papa Paulo VI comunicou ao governo brasileiro que se ocorresse a retirada forçada de d. Pedro Casaldáliga, o Vaticano romperia sua multissecular tradição de não romper relações diplomáticas com nenhum país. O Brasil seria o primeiro.?? 

Nos anos 70, Casaldáliga publicou uma carta pastoral de denúncia contra a exploração do trabalho e sobre a progressiva destruição da floresta amazônica. O documento tornou-se uma peça obrigatória no interrogatório dos presos políticos ligados às pastorais sociais da Igreja Católica Romana. ?? 

Mais recentemente, o bispo teve confirmado o diagnóstico médico sobre a Síndrome de Parkinson. Com o corpo magro e frágil, d. Pedro continua a levantar sua voz contra as estruturas sociais baseadas no latifúndio, na morte dos indígenas e na destruição da Amazônia. Integra a Congregação dos Claretianos, que realiza atividades missionárias em todo o mundo.


Fonte: http://www.cebsuai.org/2013/03/casaldaliga-recebe-novas-ameacas.html

CEB'S: UM JEITO NORMAL DE SER IGREJA




COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE - CEB

C - Comunidade: integração de famílias que tem vivencia de fé cristã. Mulheres, homens, jovens, crianças que procuram viver relações fraternas de partilha, entre ajuda, solidariedade com mínimo de estrutura. São da mesma localidade, mesmo bairro ou rua, se organizam, definem e planejam suas atividades. 

E - Eclesial: São Igrejas, procurando viver o projeto de Deus - Uma " Sociedade Igualitária". Participam cristãos, que se reúnem por causa da fé e de sua missa, em comunhão com os pastores e com toda a Igreja. Nas comunidades VIDA E FÉ se encontram. A realidade completa da vida do povo e de suas lutas é iluminada pela palavra de Deus - a "Boa nova" da libertação. Liberdade que atinge a pessoa humana; todo o povo e as próprias estruturas da sociedade. É libertação do pecado e de todas as amarras de escravidão. Celebram a Eucaristia, que é a força da caminhada. 

B - Base: É de base porque é formada pelo povo simples que constitui a base da Igreja e da sociedade. Povo que se organiza e luta em defesa da VIDA, da JUSTIÇA e da IGUALDADE. Participa dos movimentos populares, organiza associações e sindicatos unidos aos idosos, sem terra, operários, excluídos, desempregados, mulheres, crianças abandonadas, alcoólicas. Valorizam os companheiros e abrem espaço para todos se manifestar.

CEBs – IDENTIDADE 

As CEBs se identificam como POVO de DEUS, que se organiza, descentraliza o poder (não existe um só que manda) divide tarefas para que todos tenham possibilidade de participar e decidir. São o fermento que busca uma nova sociedade, assumindo papel profético. 
As CEBs se abrem a outras culturas (índios negros) e a outras Igrejas cristãs fazendo Ecumenismo. 

MISSÃO E MÍSTICA 

A CEB procura viver, aprofundando, em sua caminhada a pratica das primeiras comunidades cristãs. A Mística nasce da relação com Deus e com os irmãos. 

A CEB faz a experiência de Deus na vida, na luta, na dor, na festa e na esperança, pois o Reino é Dom de Deus. O Reino é compromisso. A Mística e a missão trazem presentes: 

* O sentir a dor do pobre.
* Viver o amor e a compaixão de Jesus.
* A vida em comunidade.
* A partilha dos Dons.
* As canções. 

As CEBs refletem, em escala pequena e local. A tomada de consciência de toda a pastoral da Igreja como agente de desenvolvimento e de produção do homem. Medellim vê as CEBs "célula inicial de estruturação Eclesial e foco de evangelização e, atualmente, fato primordial de promoção humana e desenvolvimento"(Medellín, 15,10). 


CEBs NA BÍBLIA O ESPÍRITO SANTO CONDUZ A CAMINHADA

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar o ano da graça do Senhor".
(Lc. 4, 18-20). I Cor. (1,26-28). Atos (2, 42-47). E outros textos.

CEBs NOS DOCUMENTOS DA IGREJA: 

1. As comunidades Eclesiais de Base constituem hoje, em nosso país, uma realidade que expressa um dos traços mais dinâmicos da vida da Igreja e, por motivos diversos, vai despertando o interesse de outros setores da sociedade. 

2. Podemos fazer nossas as palavras dos bispos em Puebla: "As comunidades de base que, em 1968, eram apenas uma experiência incipiente, amadureceram e multiplicaram-se. Em comunhão com os seus bispos, converteram-se em centros de evangelização e em motores de libertação e desenvolvimento"(DP 96). 

3. Fenômeno estritamente Eclesial, as CEBs nosso país nasceram no seio da Igreja instituição e tornaram-se "um novo jeito de ser Igreja". Pode-se afirmar que é ao redor delas que se desenvolve, e se desenvolverá cada vez mais, no futuro, a ação pastoral e evangelizadora da Igreja. 

4. Fator de renovação interna e novo modo de a Igreja estar presente ao mundo, elas constituem, por certo, um fenômeno irreversível, senão nos detalhes de sua estruturação, ao menos no espírito que as anima. (Doc.N 25 da CNBB). 

CEB - LUGAR E ESPAÇO:

* Do perdão e da festa.
* Do encontro e da partilha.
* Da solidariedade e da partilha.
* Do diálogo e da escuta.
* Do sonho e do compromisso.
* Do anúncio e do testemunho.
* Da confiança e da ternura.
* Da fé e da oração.
* Do acolhimento e da hospitalidade.
* De conscientização e transformação.
* Onde se desenvolvem os dons.

domingo, 21 de abril de 2013

UM ABRAÇO A TODOS QUE ACOMPANHAM NO BLOG POR TODO O MUNDO: ALEMANHA, PORTUGAL, MALÁSIA, ESTADOS UNIDOS, FRANÇA, JAPÃO, RUSSIA, COREIA DO SUL, VENEZUELA, REINO UNIDO, INDONÉSIA, ARGENTINA, COLÔMBIA, ITÁLIA, ESPANHA E TANTOS OUTROS. UM AXÉ PRA TODOS VOCÊS !!!!!!!!!!! DO AMIGO ROMILDO COSTA


FORRÓ DAS CEBs 2013


CEBs é Alegria, Cultura e Dança!!!!!!!
Aconteceu na noite de hoje (20/04), às 20h:00min no Jequié Tênis Clube, a edição do Forró das CEBs 2013, organizado pela Coordenação Diocesana das CEBs. Estavam presentes adultos, crianças, idosos e jovens. A animação ficou por conta de Juninho do Forró. Durante a festa foi promovido o Sorteio de Brindes entre os participantes. O intuito de realizarmos o Forró faz parte da dinamização das Comunidades Eclesiais de Base que se preparam para o 13º Intereclesial das CEBs a ser realizado nos dias07 a 11 de janeiro de 2014 na Cidade e Diocese do Crato-CE.
A nossa amiga e companheira Rozélia Costa, membra do Secretariado do 13º Intereclesial das CEBs nos enviou a seguinte mensagem: "Nós aqui do Secretariado gostaríamos muuuuiito estar presentes neste forró das CEBs em Jequié/BA. Mas estamos contentes em saber que estamos presentes pelas representações dos membros das Comunidades baianas e mesmo na pessoa querida do Paulo Silva. Bom forró para todos!!!
Acompanhemos as fotos tiradas no Forró!!!!!!!


Fonte: http://cebsrne3jequie.blogspot.com.br/ - Pe. Paulo Silva







Mais fotos do 3º Forró da Ceb's no Blog: http://cebsrne3jequie.blogspot.com.br/

Jequié: Bairro da Caixa D'Água terá sua primeira paróquia.

Domingo (21) – Os membros das Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s), Dom Jairo, Padre Molina, Senhor do Bomfim, Maria de Nazaré no bairro da caixa d’ água, e comunidade rural do Baixão, pertencentes a paróquia catedral de Santo Antônio, esperam com grande expectativa, o anuncio oficial que será feito nesse mês de abril pelo bispo diocesano dom José Rui, de criar em breve a paroquia Senhor do Bomfim.

Segundo o chanceler da diocese e vigário da catedral de Jequié, Pe. Washington R. Ribeiro algumas mudanças de horários das missas celebradas nas comunidades já estão ocorrendo, com o objetivo de ser criada uma estrutura paroquial. Na Ceb Dom Jairo, alto do cemitério a celebração dominical será as 07h e no Senhor do Bomfim, Praça Duque de Caxias, às 19h. Na comunidade Nossa Senhora do Livramento no baixão, a missa dominical será às 09h.


Fonte: http://reportercatolico.com.br/noticias/745-jequie-bairro-da-caixa-dagua-tera-sua-primeira-paroquia-.html