Terno de Reis

Terno de Reis
A tradição do Terno de Reis faz parte da cultura de nossa região, do nosso povo.

sábado, 19 de setembro de 2009

HISTÓRIA DA CATEDRAL DE JEQUIÉ


5/11/1978 – Um grande acontecimento se deu na vida do povo de Deus, se tratava da alvissareira noticia na ordem religiosa e espiritual quando o Sumo Pontífice João Paulo II pela bula “Quo Absolutius” criava a Diocese de Jequié, precisamente aos sete de novembro do ano de mil novecentos e setenta e oito, noticia conhecida apos oito dias, portanto em quinze de novembro do mesmo ano.
A nova Diocese surgia do desmembramento das Dioceses de Vitoria da Conquista e Amargosa, ficando assim, numa posição geográfica centro-leste meridional do estado da Bahia, com uma área superficial de 18.771 Km, fazendo limites com a Diocese de Amargosa, Vitoria da Conquista, Livramento de Nossa Senhora e Diocese de Ruy Barbosa, tudo isso em território baiano.
A nova diocese abrangeria, portanto os municípios de: Aiquara, Apuarema, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dario Meira, Irajuba, Itagi, Itagiba, Itaquara, Itirucu, Jaguaquara, Jequié, Jitauna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Marcionilio de Souza, Mirante, Nova Itarana, Planaltino e Santa Inês.
Para a nova diocese o Sumo Pontífice nomeou o Monsenhor Cristiano Jacob Krapf, vigário de Sao Jose de Itabuna. Esta grande noticia foi transmitida pelo bispo diocesano através da Radio Baiana de Jequié, o causou grande alegria. Houve repicar de sinos e na tarde desse mesmo dia o bispo diocesano comunicou-se por telefone com o Monsenhor Cristiano.
Em sete de janeiro do ano de mil novecentos e setenta e nove, deu-se a instalação da referida Diocese seguida da posse do primeiro bispo, onde a cidade de Jequié viveu também um grande dia. No parque do DERBA milhares de pessoas aguardavam com ansiedade e alegria a chegada do Sr. Bispo Diocesano e na praça da Catedral devidamente preparada com uma multidão inigualável, com a presença do Cardeal Dom Avelar Brandão Vilela, Dom Jairo, bispo de Senhor do Bonfim, Dom Climério, bispo de Vitoria da Conquista,Dom Tepe, bispo de Ilhéus, Dom Homero, bispo de Itabuna, Dom Matias, bispo de Ruy Barbosa, Dom Thiago, bispo de Caravelas, Dom Tomas, bispo auxiliar de Salvador e mais de sessenta sacerdotes e autoridades Dom Cristiano tomou posse como primeiro bispo de Jequié.
No mês de fevereiro do mesmo ano, aconteceu a 1ª Assembléia Diocesana, tendo como palco as dependências do Convento dos Padres Passionistas com a participação de setenta pessoas entre leigos, religiosos e sacerdotes. Ainda nesta data o Sr. Bispo Diocesano enviou a sua primeira circular as paróquias convidando aos senhores padres, informando a data para realização do retiro do clero. Em marco do ano corrente realizou-se com a presença de 80 leigos o primeiro Curso de Igreja, com a equipe de Ipiaú-BA. Com a vinda do nosso primeiro bispo grandes acontecimentos no campo da expansão da doutrina crista, surge o Movimento de Cursilho de Cristandade crista, TLC e as pastorais ate hoje existentes, sem deixar de falar da Renovação Carismática Católica e os grupos das Comunidades Eclesiais de Base estes últimos já existentes.
Falando um pouco da vida da nossa diocese, queremos afirmar que a grande noticia nos levou a conscientizar a comunidade sobre o que significava uma diocese, trabalho este divulgado para todos através da Radio Baiana de Jequié. A religião crescia estatisticamente e aos poucos Dom Cristiano ia formando o seu clero. Hoje a Diocese de Jequié que em muito tem crescido em todos os aspectos volta suas atenções primeiras para a assistência ao rebanho, formando seus seminaristas no próprio Seminário (Santo Antonio de Pádua) em Ilhéus-BA. Dai, o resultado vem-se obtendo com a grande alegria: Todos os municípios já são atendidos por seus respectivos sacerdotes.
Fonte: Site da Diocese de Jequié

Um comentário:

  1. Me sinto bem quando trabalho nesta igreja, um abraço ao amigo padre Washington!

    ResponderExcluir