Terno de Reis

Terno de Reis
A tradição do Terno de Reis faz parte da cultura de nossa região, do nosso povo.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE


No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.
Ecologia: uma prática do cuidado
Por ecologia entendemos que é a relação, interação e dialogação de todas as coisas existentes (viventes ou não) entre si e com tudo o que existe real ou potencial. A ecologia não tem a ver apenas com o cuidado da natureza, mas também com as sociedades, culturas e nossas formas de organização. Podemos dizer que a ecologia trata do cuidado com a vida na sua integralidade. Hoje percebemos que a vida está por um fio, toda ela está ameaçada, mas sem dúvida a que mais está correndo risco é a vida humana e em especial a dos pobres e excluídos. Partindo desses princípios, precisamos mudar nossa maneira de nos relacionar
conosco, com as pessoas, com a natureza (em especial os biomas e ecossistemas) e com Deus (atitude filial e de co-responsabilidades).
É preciso desenvolver uma “prática boa”, que comece a partir do nosso coração (espiritualidade ecológica) se estenda até as mãos e os pés através de uma verdadeira mudança de hábitos mínimos, pois quem não for fiel nas pequenas coisas não será nas grandes (Sta. Terezinha).
Devemos e podemos reforçar a coleta seletiva, a eliminação do desperdício de água e alimentos, a diminuição do nosso consumismo exagerado, não jogar lixo em qualquer lugar, reaproveitamento de folhas de papel, partilhar o excesso de roupas e sapatos de nossos armários, incentivar o “cata-tréco” em nossos bairros, mutirões de limpeza, mas acima de tudo a conscientização que nasce das nossas formações. Penso que o próximo Intereclesial terá como missão além das questões práticas sobre os ecossistemas e biomas, nos conscientizar sobre a importância das “CEBs” se tornarem “CEEBs” (Comunidades eclesiais e ecológicas de base).

Paz e Bem!
Edvaldo C. Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário