Terno de Reis

Terno de Reis
A tradição do Terno de Reis faz parte da cultura de nossa região, do nosso povo.

domingo, 14 de dezembro de 2014

FESTEJOS DA CEB NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM JEQUIÉ-BA - 40 ANOS EVANGELIZANDO NA FÉ E VIDA




A comunidade NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, da Paróquia N. Srª. Das Graças, Diocese de Jequié, na Bahia, esta completando 40 anos de caminhada na missão de evangelizar na área pastoral das localidades do Posto Manoel Antonio e Alto da Bela Vista, no Bairro Joaquim Romão.



FOTOS DO INÍCIO DA EVANGELIZAÇÃO DA COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE NOSSA SRA. DA CONCEIÇÃO EM MEADOS DE 1973 E 1974:



Foto tirada no dia 10 de agosto de 1974, na inauguração da Antiga Igreja da Comunidade N. Srª. da Conceição, conhecida popularmente como Igrejinha do Posto Manoel Antonio


Inauguração da Igreja da Comunidade Nossa Senhora da Conceição no dia 10 de agosto de 1974


1ª Missão realizada pelo Pe. Jesus Villace, na área do Posto Manoel Antonio, em preparação para o surgimento da Comunidade Nossa Senhora da Conceição


Padre Jesus Villace de Castro



Membros da CEB Nossa Senhora da Conceição no ano de 1975.  No meio da turma, a Ir. Aurivan (de óculos), cearence que ajudou a fundar e organizar a Comunidade Nossa Srª. da Conceição, e que juntamente com as Irmãs Leonília e Rosa, atuaram com o Padre Jesus na evangelização e constituição desta e demais Comunidades da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jequié-BA.



Igreja Nossa Senhora da Conceição em 1988


Grupo JUDE
 Grupo JUDE
 Grupo JUDE, em mutirão na construção de casas no Alto da Bela Vista
 Grupo JUDE, em mutirão
 Grupo JUDE
Grupo JUDE

Grupo de Jovens JUDE - Juventude Unida a Deus/Anos 80 e 90






Em memória: O saudoso DEDÉ, membro de nossa Comunidade e foi um dos primeiros pedreiros que ajudou em mutirão construir a Igreja N. Srª da Conceição e outras Comunidades da Paróquia.


FOTOS DA ATUAL COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, 40 ANOS DEPOIS DE INAUGURADA PELO ENTÃO PADRE JESUS VILLACE.


 Altar da Igreja Nossa Senhora da Conceição - Celebrante Pe. Sidney Marques nos 40 anos da CEB

 Interior da Igreja Nossa Senhora da Conceição

Nova Igreja Nossa Senhora da Conceição, comunidade da Paróquia Nossa Sra. das Graças - D. Jequié

Padre Sidney Marques nos 40 anos da Comunidade Nossa Senhora da Conceição. O Pe. Sidney foi um dos idealizadores da construção da nova Igreja de Nossa Senhora da Conceição, quando o mesmo era Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Jequié.


 Padre Antonio Pintado

Padre Elixandre

 Igreja Nossa Senhora da Conceição nos 40 anos de evangelização


 Igreja Nossa Senhora da Conceição nos 40 anos de evangelização

Padre Raimundo nos 40 anos de evangelização da Comunidade Nossa Senhora da Conceição

 Padre Leandro e Romildo Costa

Imagem de Nossa Senhora da Conceição escupida em madeira, doada pelo Padre Márcio Rogério, na época Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças


Sr. Aloisio e D. Loza
Membros fundadores da Comunidade Nossa Senhora da Conceição

Sr. Manoel e D. Alice (em memória) 
Membros fundadores da Comunidade Nossa Senhora da Conceição

Padre Juvan Celestino nos 40 anos de caminhada da Comunidade. O Pe. Juvan já foi Coordenador do Grupo de jovens JUDE, da Comunidade N. Sra. da Conceição onde iniciou sua fé cristã, ele é filho do Sr. Manoel e D. Alice (em memória), membros fundadores da Comunidade

Padre Estevão nos 40 anos da Comunidade Conceição

 membros da Comunidade Conceição

Vanusa, Núbia, Regina e Lane, cantoras da Ceb Conceição nos 40 anos

Bolo dos 40 anos da Comunidade Nossa Senhora da Conhceição

 Membros da Comunidade de Conceição

Padre Leandro Pároco da Paróquia da cidade de Marcionílio Souza, nos 40 anos da Comunidade. O Pe. Leandro já foi Coordenador do Grupo de Jovens JASC da nossa Comunidade, onde iniciou sua fé cristã, ele é neto do Sr. Manoel e D. Alice (em memória), membros fundadores da Comunidade.

 Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Comunidade

 Padre Waldomiro Sabino nos 40 anos da Comunidade

 Festa de 40 anos de caminhada da CEB Nossa Sra. da Conceição

 Festa de 40 anos da Comunidade, em 13 de dezembro de 2014

 Silvino, sua esposa Nelma e sua filha Brenda nos 40 anos da Comunidade

Padre Raimundo Soares, nosso Pároco

Pe. Raimundo Soares, Pároco da Paróquia N. Sra. das Graças, Diocese de Jequié-BA


Padre Jesus Villace

 Padre Jesus com Romildo Costa e família na Comunidade N. Sra. da Conceição, em Jequié-Ba


Padre Jesus e D. Nair Freire (uma das fundadoras da Comunidade Nossa Sra. da Conceição)

 Nova Igreja de N. Srª da Conceição, ainda em construção

Assentamento do piso

Construção do altar


RESUMO HISTÓRICO DA CEB NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - JEQUIÉ-BA


A Comunidade Eclesial de Base Nossa Senhora da Conceição foi fundada no dia 10 de agosto de 1974, data em que foi celebrada a Missa de inauguração da Igreja, que foi construída em mutirões organizados pelo Pe. Jesus Villace, Ir. Rosa, Ir. Leonília e Ir. Aurivam, em um terreno doado pelo Sr. Aloisio Teixeira da Cruz e D. Aurelina Costa Cruz (D. Loza). 
O Padre Jesus e as Irmãs, no ano de 1973 realizaram várias reuniões e círculos bíblicos em casa de moradores da localidade do Posto Manoel Antonio, surgindo dessa forma, a Comunidade Nossa Senhora da Conceição, que é uma das mais antigas da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Sua primeira reunião aconteceu em meados de 1973 na casa de D. Loza e Sr. Aloísio Teixeira, na Rua Joaquim Fernandes, nº 118, Bairro Joaquim Romão, antigo Posto Manoel Antonio.
A Missa de inauguração da Igreja da Comunidade Nossa Senhora da Conceição foi realizada no dia 10/08/1974, data de sua fundação, sendo Presidida pelo Pe. Jesus Villace, então Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, da Diocese de Jequié, no Bairro Joaquim Romão, em uma celebração campal em frente a Igrejinha do Posto como era conhecida a capela daquela Comunidade.

Atualmente, 40 anos depois, a Comunidade Nossa Senhora da Conceição cresceu e se organizou, a antiga capela foi derrubada para a construção também em mutirão de uma nova, maior e mais estruturada para acolher a quantidade de fies que não para de crescer e participar, onde suas atividades acontece através da ação evangelizadora e pastoral dos grupos: da Legião de Maria, do grupo de Jovens JUDE (fundado no ano de 1982), do Grupo de Oração do Terço Mariano (que atua com a Oração do Terço todas as sextas-feiras em casas de moradores da área pastoral da Comunidade Eclesial de Base), da Pastoral da Criança, da Catequese, acolhida, liturgia, Dízimo e vários outros trabalhos sociais na localidade onde está inserida, vivenciando a Palavra de Deus na unidade, esperança e no amor. A Festa em louvor à Padroeira é celebrada no dia 10 de dezembro de cada ano.

sábado, 22 de novembro de 2014

FESTA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - PADROEIRA DA PARÓQUIA DO BAIRRO JOAQUIM ROMÃO EM JEQUIÉ-BA




A Devoção à Nossa Senhora das Graças
da Medalha Milagrosa 

Foi na segunda aparição a 27 de novembro de 1830, em Paris, na França; que Nossa Senhora apareceu a uma das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, à humilde noviça Santa Catarina Labouré. Ela descreve como lhe foi revelada a Medalha da Imaculada Conceição: 

A Virgem apareceu sobre um globo, pisando uma serpente e segurando nas mãos um globo menor, oferecendo-o à Deus, num gesto de súplica.

Enquanto A contemplava, Catarina ouviu uma voz que lhe disse: 

"Este globo que vês representa o mundo inteiro e especialmente a França, e cada pessoa em particular. Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que Me as pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais delgados correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir.“ 

A ORAÇÃO:

Enquanto Maria estava rodeada duma luz brilhante, de repente, o globo desapareceu e suas mãos se estendem suavemente, derramando sobre o globo brilhantes raios de luz. Formou-se assim um quadro oval, rodeado pelas palavras em letras de ouro: 

"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós". 

Virou-se então o quadro, aparecendo, no reverso, um " M" encimado por uma cruz e, embaixo, os corações de Jesus e de Maria. E a Santíssima Virgem lhe pede: 

A PROMESSA: 

’'Manda cunhar uma Medalha por este modelo; as pessoas que a trouxerem indulgenciada, receberão grandes graças, mormente se a trouxerem ao pescoço; hão de ser abundantes as graças para as pessoas que a trouxerem com confiança. “ 

E assim foi cunhada, em Paris, esta medalha, que logo s espalhou pelo mundo inteiro, derramando graças tão numerosas e extraordinárias que o povo, espontaneamente, passou a chamá-la: " A Medalha Milagrosa".




























ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Súplica – Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao comtemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas.
E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.

Rezar 3 Ave-Marias.

- Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Oração Final – Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.