Terno de Reis
segunda-feira, 31 de maio de 2010
ROMARIA ECOLÓGICA EM JEQUIÉ-BA - DIA 06 DE JUNHO
MISSA NA COMUNIDADE RURAL DA PARÓQUIA DE MANOEL VITORINO-BA.
ENCERRAMENTO DO MÊS DE MARIA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
quinta-feira, 27 de maio de 2010
ENCERRAMENTO DO MÊS DE MARIA NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
segunda-feira, 24 de maio de 2010
PADRE EDIGAR EM JEQUIÉ
quinta-feira, 20 de maio de 2010
PROJETO FICHA LIMPA É APROVADO NO SENADO
PROJETO FICHA LIMPA É APROVADO NO SENADO
Pressionado pela opinião pública, o Senado se viu obrigado a aprovar, na noite de quarta-feira, o projeto "Ficha Limpa". Mas os senadores não votaram a favor das novas regras sem antes se protegerem. Uma emenda na redação do texto põe em dúvida o verdadeiro alcance e a abrangência da lei.
O projeto de lei complementar apelidado de "Ficha Limpa" proíbe a candidatura de políticos condenados pela justiça. A emenda, apresentada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), estabelece que somente quem for condenado depois da sanção da nova lei é que será impedido de se candidatar pelas novas regras de inelegibilidade. O projeto original dizia que todos que tivessem "sido condenados", antes mesmo dela entrar em vigor, estariam proibidos de se candidatar por oito anos.
O texto aprovado também é mais brando que aquele que chegou ao Congresso: prevê que, para ser barrado, o político precisa ter sido condenado por órgão colegiado (em que há mais de um juiz). Atualmente, só ficam de fora da corrida eleitoral os condenados com sentença transitada em julgado, ou seja, em que não há mais possibilidade de recurso.
Após as mudanças, os artigos do texto em que se lia "os que tenham sido condenados" passaram para: "os que forem condenados". Para o relator do projeto no Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), a emenda harmoniza o texto. "Você não pode usar uma lei retroativamente para prejudicar ninguém. Ou seja: quem já foi condenado definitivamente, teve sentença transitada e julgada, não é atingido pela lei. Nenhum processo julgado pode ser revisto, disse.
"Na forma como estava na redação da Câmara, a eficácia era imediata e valeria para processos pendentes. Mas a nova redação tem uma projeção para o futuro. Elimina uma discussão jurídica", afirmou o relator do projeto na Câmara, José Eduardo Cardozo (PT-SP). Por ter sido considerada "pequena", a alteração no projeto não o obriga a retornar à Câmara para outra análise. O texto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, caso seja sancionada antes de 9 de junho, as regras valerão para as eleições deste ano.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
MIT norte-americano nomeia asteróides com nome de estudantes brasileiros
Estudantes foram premiados na maior feira de ciência do mundo, Intel Isef, nos EUA
Um grupo de cinco estudantes brasileiros será homenageado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), que nomeará asteróides com seus nomes. A homenagem será feita pelo MIT a todos os estudantes que forem classificados em primeiro e segundo lugar nas categorias em que concorrerem na feira de ciências Intel ISEF.
Os asteróides nomeados pelo MIT foram descobertos pelo laboratório Lyncon, do instituto, por meio do programa LINEAR, que pesquisa asteróides próximos à Terra. Tamara Gedankien, 17 anos, Alejandro Mariano Scaffa, 17 anos, Lucas Strasburg Ferreira, 18 anos, Eduardo Trierweiler Boff, 18 anos e William Lopes, 20 anos, foram premiados com primeiro e segundo lugares na feira.
Foi a primeira vez que estudantes brasileiros conquistaram o primeiro lugar na feira. O país também foi recordista latinoamericano em premiação na feira. Ao todo foram 18 prêmios e duas menções honrosas.
Fonte: http://tecnologia.br.msn.com
CONTINUA A GREVE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JEQUIE
Na manhã de terça-feira (18), foi intermediada pelo presidente do Conselho Comunitário de Jequié, Maurício Cavalcante, mais uma rodada de negociações entre os Funcionários Públicos Municipais e representantes da Prefeitura, a fim de resolver o caos que se instalou na Administração do Prefeito Luis Amaral. Ficou acertado que haverá uma reunião técnica, entre a equipe econômica da Prefeitura e dois representantes de cada entidade sindical, além do assessor da APLB, Joel Câmara, para uma nova análise das contas do Município. Os profissionais em educação estão reivindicando um reajuste salarial de 15,93% enquanto que a Administração Pública municipal afirma que não tem condições de conferir qualquer tipo de acréscimo salarial porque a Prefeitura está impossibilitada pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os investimentos com a folha de pessoal.
Os manifestastes estiveram em grande número na Câmara de Vereadores de Jequié, durante a Sessão no final da tarde (18), onde alguns vereadores se pronunciaram a respeito da Greve dos Funcionários, bem como, representantes do movimento grevista falaram dos problemas que existem na atual administração que tem 2510 servidores efetivos e 740 inativos e conta agora com aproximadamente mais 1900 pessoas contratadas por serviços terceirizados, cargos comissionários e REDA, demonstrando a falta de organização e planejamento da Administração Pública, que apesar dos Sindicatos e demais organizações dos funcionários denunciar e apontar estas irregularidades, o Governo Municipal continua insensível à valorização dos servidores.
terça-feira, 18 de maio de 2010
MAIO, MÊS DE MARIA
O mês de maio é tradicionalmente dedicado à Maria. Em consonância com a Igreja, caminharemos também nessa devoção especial oferecendo ao longo do mês subsídios de oração, tendo como foco Nossa Senhora.
Nesta primeira semana, algumas orações dedicadas à Mãe de Deus:
Ó minha Senhora, e minha Mãe, eu me ofereço todo a vós, e em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser. E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.
ELEIÇÕES 2010: EMPATE TÉCNICO ENTRE DILMA E SERRA
CNT/Sensus mostra empate técnico entre Dilma e Serra
Pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostra a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, em situação de empate técnico com o pré-candidato do PSDB, José Serra, na disputa eleitoral pelo Palácio do Planalto. A cinco meses da eleição presidencial de outubro, Dilma aparece com 35,7% contra 33,2% do tucano, no cenário em que o entrevistado é confrontado com uma lista com 11 candidatos. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que justifica o empate técnico. No levantamento, a pré-candidata do PV, Marina Silva, tem 7,3%.
A pesquisa foi encomendada ao Instituto Sensus pela Confederação Nacional do Transporte. Foram entrevistadas duas mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados. Apesar de Dilma superar Serra pela primeira vez na pesquisa CNT/Sensus, a margem de erro leva o resultado a um empate técnico.
“Há uma intersecção na margem de erro”, afirmou Ricardo Guedes, do Instituto Sensus. No cenário em que apenas Serra, Dilma e Marina são apresentados aos entrevistados, o candidato do PSDB tem 37,8% e leva ligeira vantagem sobre Dilma que aparece com 37%. Nessa situação, Marina tem 8%. Todos os cenários estão relacionados ao primeiro turno da disputa.
Já no segundo turno simulado entre Dilma e Serra, a candidata petista soma 41,8% dos votos contra 40,5% do candidato da oposição. No cenário entre Dilma e Marina, a petista soma 51,7% e a candidata do PV, 21,3%. Na simulação Serra contra Marina, o tucano tem 50,3% e Marina 24,3%.
Em 1º de fevereiro, na última rodada divulgada pela CNT/Sensus, Dilma já aparecia empatada com Serra. O candidato tucano tinha 33,2% contra 27,8% da petista. A diferença de 5,4% caracterizou empate porque a margem de erro do levantamento foi de três pontos percentuais.
Marina diz que é um bom começo
A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, afirmou ontem que o resultado da pesquisa CNT/Sensus é “um bom começo”. Segundo a pesquisa, Marina aparece em terceiro lugar, com 7,3% dos votos. “Estamos apenas no começo. Tem muita água, e água boa, para rolar debaixo dessa ponte, principalmente, se vier dessa nascente aqui: Marina e Guilherme”, disse, em referência ao empresário Guilherme Leal, anunciado como vice em sua chapa e que estava ao seu lado durante a entrevista.
A petista disse em encontro com militantes petistas na zona leste paulistana que a mídia tem dois pesos e duas medidas ao tratar do passado guerrilheiro de Dilma Rousseff (PT). Para a ex-prefeita, o pré-candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, teve atuação mais efetiva contra a ditadura no sequestro do embaixador, mas não é cobrado porque fechou aliança com o PSDB. O embaixador foi solto em troca de reféns.
Segundo Marina, “não devemos ficar resvalando o olhar para aquilo que não interessa”. “Com todo o respeito pela trajetória, pela biografia das pessoas, sem ir para o senso comum de satanizar a qualquer custo, a qualquer preço. Política para mim tem que ter ética tanto no comportamento dentro da gestão pública, quanto no discurso e na prática do processo político em si”.
SOUTO CRESCE E WAGNER CAI NO VOX POPULI
O jornal da Band - local e nacional - dará dentro de poucos minutos a pesquisa Vox Populi que encomendou sobre a sucessão baiana e que foi realizada neste final de semana. Segundo os resultados, comparando-se com a última pesquisa feita pelo instituto em janeiro, Paulo Souto cresceu três pontos percentuais e Jaques Wagner perdeu três, enquanto Geddel Vieira Lima ganhou um ponto. Em janeiro, Souto estava com 29% e cresceu agora para 32%. Jaques Wagner tinha 44% e sofreu uma queda para 41%, enquanto Geddel Viera Lima tinha 8% e agora tem 9%. Bassuma não foi mensurado
Fonte: www.tribunadabahia.com.br
Após tomar conhecimento dos números da pesquisa Vox Populi/Band, o governador Jaques Wagner demonstrou que bota fé na melhoria dos indicadores econômicos e na capacidade do estado de realizar mais obras e ações em 2010. Ele observou que a sua liderança nas pesquisas ocorreu apesar da economia. O petista lembrou que esta é a sexta pesquisa consecutiva que lhe dá a liderança da sucessão estadual – e apontando até vitória no primeiro turno. “Eu espero continuar nessa batida até a pesquisa definitiva, que é a eleição no dia 3 de outubro”. A receita para chegar lá, revela, é “continuar trabalhando muito para que esse reconhecimento se mantenha”. Wagner é “gato escaldado” em relação a pesquisas. Em 2006, nenhuma delas apontava a sua vitória – e ainda mais no primeiro turno. A última pesquisa Vox Populi mostra Jaques Wagner com 44% dos votos, seguido de Paulo Souto (DEM), com 29%, e Geddel Vieira Lima (PMDB) com 8%. Bassuma (PV) e Hilton Coelho (Psol) têm 1%.