Terno de Reis

Terno de Reis
A tradição do Terno de Reis faz parte da cultura de nossa região, do nosso povo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

ELEIÇÕES 2010: EMPATE TÉCNICO ENTRE DILMA E SERRA


CNT/Sensus mostra empate técnico entre Dilma e Serra

Pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostra a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, em situação de empate técnico com o pré-candidato do PSDB, José Serra, na disputa eleitoral pelo Palácio do Planalto. A cinco meses da eleição presidencial de outubro, Dilma aparece com 35,7% contra 33,2% do tucano, no cenário em que o entrevistado é confrontado com uma lista com 11 candidatos. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que justifica o empate técnico. No levantamento, a pré-candidata do PV, Marina Silva, tem 7,3%.

A pesquisa foi encomendada ao Instituto Sensus pela Confederação Nacional do Transporte. Foram entrevistadas duas mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados. Apesar de Dilma superar Serra pela primeira vez na pesquisa CNT/Sensus, a margem de erro leva o resultado a um empate técnico.

“Há uma intersecção na margem de erro”, afirmou Ricardo Guedes, do Instituto Sensus. No cenário em que apenas Serra, Dilma e Marina são apresentados aos entrevistados, o candidato do PSDB tem 37,8% e leva ligeira vantagem sobre Dilma que aparece com 37%. Nessa situação, Marina tem 8%. Todos os cenários estão relacionados ao primeiro turno da disputa.

Já no segundo turno simulado entre Dilma e Serra, a candidata petista soma 41,8% dos votos contra 40,5% do candidato da oposição. No cenário entre Dilma e Marina, a petista soma 51,7% e a candidata do PV, 21,3%. Na simulação Serra contra Marina, o tucano tem 50,3% e Marina 24,3%.

Em 1º de fevereiro, na última rodada divulgada pela CNT/Sensus, Dilma já aparecia empatada com Serra. O candidato tucano tinha 33,2% contra 27,8% da petista. A diferença de 5,4% caracterizou empate porque a margem de erro do levantamento foi de três pontos percentuais.

Marina diz que é um bom começo

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, afirmou ontem que o resultado da pesquisa CNT/Sensus é “um bom começo”. Segundo a pesquisa, Marina aparece em terceiro lugar, com 7,3% dos votos. “Estamos apenas no começo. Tem muita água, e água boa, para rolar debaixo dessa ponte, principalmente, se vier dessa nascente aqui: Marina e Guilherme”, disse, em referência ao empresário Guilherme Leal, anunciado como vice em sua chapa e que estava ao seu lado durante a entrevista.

Marina falou também sobre as declarações da ex-prefeita e pré-candidata ao Senado por São Paulo, Marta Suplicy (PT), sobre o sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 1969, durante a ditadura. “Eu espero que não haja [baixaria]. O Brasil é tão importante, as questões que estão em jogo são tão relevantes, que se a gente for perder tempo com baixaria será um desrespeito ao povo brasileiro, um desrespeito ao avanço que nós conseguimos na nossa democracia.”

A petista disse em encontro com militantes petistas na zona leste paulistana que a mídia tem dois pesos e duas medidas ao tratar do passado guerrilheiro de Dilma Rousseff (PT). Para a ex-prefeita, o pré-candidato do PV ao governo do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, teve atuação mais efetiva contra a ditadura no sequestro do embaixador, mas não é cobrado porque fechou aliança com o PSDB. O embaixador foi solto em troca de reféns.

Segundo Marina, “não devemos ficar resvalando o olhar para aquilo que não interessa”. “Com todo o respeito pela trajetória, pela biografia das pessoas, sem ir para o senso comum de satanizar a qualquer custo, a qualquer preço. Política para mim tem que ter ética tanto no comportamento dentro da gestão pública, quanto no discurso e na prática do processo político em si”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário