Terno de Reis

Terno de Reis
A tradição do Terno de Reis faz parte da cultura de nossa região, do nosso povo.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O MINORISMO

O MINORISMO

O maior entre vós seja o menor de todos, ensinava Jesus. Eis que significa o minorismo. Como é difícil aceitar ser menor. Nossos desejos são de grandeza.

É grande a tentação de a gente querer ser o maior. Essa briga começa em casa entre os irmãos, perpassa a escola, o comércio, a política, a economia, a religião. As nações se definem como as que são grandes, as maiores e as que são pequenas e menores. A maior casa, o maior avião, o maior corpo, o maior sexo, o maior país, ser o maior é uma ideologia que leva a entender a felicidade e a realização pessoal enquanto poder, grandeza, sucesso.

As conseqüências desta vertigem são grandes: competições, guerras, invejas, brigas, carreirismos, disputas. O que importa na lógica social é ser o maior. Os outros são os menores, os escravos, os perdedores, os fracos, os excluídos, os sobrantes, os pequenos, os sem importância. Estrelismo, fama, prestigio, renome, são coisas atraentes e muito desejadas.

O ensinamento de Jesus privilegia o pequeno, o menor, a criança e não coincide com o poder, a dominação, a exclusão, a superioridade, a força, o lucro, o sucesso. Querer ser grande é uma ilusão. Nenhum dos grandes impérios se imortalizou. Os poderosos cairão de seus tronos, rezava a mãe de Jesus. A política e a lógica de Jesus é contar com os pequenos, os frágeis, os menores. São Francisco de Assis fundou a “Ordem dos Frades Menores”. Ele como Ministro Geral se auto-intitulava “mínimo entre os menores”. Era fiel ao evangelho pois percebeu que no menor está o coração e o centro do evangelho. Santa Terezinha do Menino Jesus nos ensinou a infância espiritual, as coisas pequenas, o esvaziamento do nosso ego, como caminho para a maturidade espiritual. Existe na Igreja a “Congregação dos Mínimos”. Deus tem preferência pelos fracos, pequenos, últimos, menores. Vejamos esta verdade na história da salvação.

Deus se afeiçoou a Israel e o escolheu porque era o “menor dentre os povos” (Dt 7,7). Gedeão, escolhido de Deus, era o “último de sua casa” e sua família a mais humilde de Manassés (Js 6, 15). Benjamim era a “menor” da tribo de Israel (I Sm 9, 21) mas dela veio o rei Saul. Davi foi ungido quando era o menor, o mais novo dos filhos de Jessé (I Sm 16, 11). Belém, é o menor povoado dentre as tribos de Judá (Mq 5, 2). Esse é o lugar do nascimento de Jesus.

O Filho de Deus fez-se pequeno, escravo, criança (Fl 2, 7-8). Tornou-se o menor. Nasceu na menor cidade da Judéia e cresceu no menor lugar da Galiléia, Nazaré. Teve José por pai adotivo. Trabalhou e viveu entre os pequenos. Ensinou que a menor semente é a que se torna grande árvore. Glorificou a Deus que se revela aos pequeninos (MT 11, 27) e proclamou: “aquele que entre vós for o menor, esse é o maior” (Lc 9, 48). O menor no Reino será o maior que João Batista.

O apóstolo Paulo intitula-se “o menor de todos” (Ef 3, 8). A graça, a revelação do mistério, o evangelho, a riqueza insondável de Cristo foi confiada ao menor de todos os Apóstolos: “Eu sou o menor dos apóstolos” (ICor 15,9). Paulo anda na estrada de Jesus e percebe que o menor é predileto de Deus. Na verdade os fracos, os pequenos, os pobres, os desprezados são os escolhidos (Cf. I Cor 3, 26-30). Nada de carreirismo, estrelismo, autopromoção.

Minorismo não é pessimismo, negativismo, baixa-estima, é caminho de grandeza, elevação exaltação, felicidade e glória. Os que aderem ao minorismo amam os famintos, sedentos, presos, doentes, desnudados, os forasteiros. Estes entram no reino e são os benditos do Pai porque foram os construtores da civilização do amor, atestando que o menor é o maior

Dom Orlando Brandes

Arcebispo de Londrina/PR

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB

Fonte: http://www.cnpf.org.br/novo_site/artigos/artigo.asp?id=622

quarta-feira, 28 de julho de 2010

FESTEJO DA CEB SÃO ROQUE - PARÓQUIA N. SRA. DAS GRAÇAS - BAIRRO J. ROMÃO EM JEQUIÉ


Click na figura abaixo e veja a programação dos festejos da Ceb São Roque

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ROMEIROS DA PARÓQUIA N. SRª DAS GRAÇAS - FOTOS DA ROMARIA DAS ÁGUAS EM JULHO/2010

FOTOS CEDIDAS POR JORGE ESPOSO DE NAIARA DA CEB NOSSA SENHORA DAS DORES

TAI UMA COISA QUE EU NÃO SABIA: DOMINGOS AILTON CANTANDO

PADRE SIDNEI SEMPRE PRESENTE E ANIMADO NA ROMARIA DAS ÁGUAS


QUE SONINHO BOM GALERA!
AS MESMISSES CANSARAM GENTE!


SONHO QUE SE SONHA SÓ É SÓ UM SONHO. QUANDO SE SONHA JUNTOS É REALIDADE
ACORDA MÁRIO!

OLHA A POSE DE JORGE



quinta-feira, 15 de julho de 2010

FILME A GUERRA DE CANUDOS - SOLDADOS DO 19º BPM DE JEQUIÉ PARTICIPARAM COMO FIGURANTES

CURIOSIDADES: NO ANO DE 1996, APROXIMADAMENTE 70 (SETENTA) POLICIAIS MILITARES DO 19º BPM DE JEQUIÉ PARTICIPARAM COMO FIGURANTES DURANTE AS GRAVAÇÕES DO FILME "GUERRA DE CANUDOS", DIRIGIDO POR SÉRGIO RESENDE.
O FILME FOI GRAVADO NO POVOADO DO JUNCO, REGIÃO DE JUAZEIRO-BA, E TEVE A PARTICIPAÇÃO DOS ATORES: JOSÉ DE ABREU, SELTON MELO, CLAUDIA ABREU, JOSÉ WILKER, PAULO BETTI, MARIETA SEVERO, TONICO PEREIRA, ROBERTO BOM TEMPO E MILHARES DE FIGURANTES, ENTRE ELES EU E MAIS DE 70 SOLDADOS DE JEQUIÉ-BA.
LEIA SOBRE A HISTÓRIA DE CANUDOS E SE PODER ASSISTA AO FILME, VOCÊ VAI GOSTAR MUITO, ALÉM DE CONHECER MAIS A HISTÓRIA DO BRASIL.


SANTANA, NERIVALDO E ROMILDO COSTA

MONTADOS: ROMILDO COSTA (direita) E COUTO


ROMILDO COSTA E A GALERA

VEJA QUE O ATOR SELTON MELO ESTÁ SENTADO ATRÁS DO CANHÃO


ABAIXADO: ROMILDO COSTA


JOSÉ DE ABREU


MARIETA SEVERO

FOTOS DA ANTIGA CIDADE DE CANUDOS-BA

O JOGADOR DA SELEÇÃO DANIEL ALVES COM UMA ESPINGARDA NA MÃO SENDO FIGURANTE DO FIME EM 2006, NO POVOADO DO JUNCO, JUAZEIRO-BA

sábado, 10 de julho de 2010

SANTAS MISSÕES POPULARES - DE 18 À 25 DE JULHO DE 2010 NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM JEQUIÉ/BA

COM O TEMA: "EUCARISTIA, PÃO DA UNIDADE DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS"

E O LEMA: "AO REDOR DA EUCARISTIA NOSSA COMUNIDADE SE REUNE PARA FORTALECER A UNIDADE E RENOVAR A FÉ"
A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS DA DIOCESE DE JEQUIÉ-BA, ESTARÁ REALIZANDO MAIS UMA SANTA
MISSÃO POPULAR, DESTA VEZ NAS ÁREAS DE DUAS COMUNIDADES, SENDO NA CEB SÃO FRANCISCO DE ASSIS, LOCALIZADA NO LARGO DA FEIRINHA E NA CEB NOSSA SENHORA DAS DORES, LOCALIZADA NO LOTEAMENTO PRIMAVERA, ACONTECENDO DENTRO DE UMA SÓ PROGRAMAÇÃO PARA AS DUAS COMUNIDADES SUPRACITADAS.
O PADRE MÁRCIO CONVIDA A TODOS OS MORADORES DO BAIRRO JOAQUIM ROMÃO E DEMAIS IRMÃOS EM CRISTO, PARA PARTICIPAREM DESTE MOMENTO FORTE DE EVANGELIZAÇÃO.

CLIK NAS FIGURAS ABAIXO E VEJA TODA PROGRAMAÇÃO


MÊS DO DÍZIMO

QUANDO CONTRIBUÍMOS COM O DÍZIMO NA COMUNIDADE, SABEMOS QUE AQUELA DOAÇÃO ESTÁ SENDO FEITA PARA OS NOSSOS IRMÃOS E PARA NÓS. O DÍZIMO É UMA EXPRESSÃO FORTE DE ELO FRATERNO. NÃO É DAR A ALGUÉM DINHEIRO, É ENTREGAR-SE UMA FAMÍLIA.
O DÍZIMO, É DAR SEMENTE, E RECEBER TRIGO EM PÃO E MESA PARA SENTAR
SEJA DIZIMISTA COMPANHEIROS!
SENTE-SE À MESA CONOSCO E PARTILHE O PÃO SANTO.



terça-feira, 6 de julho de 2010

CASO ELIZA - NAMORA DO GOLEIRO BRUNO DO FLAMENGO

Por Pedro Dantas e Gabriela Moreira, Agencia Estado, Atualizado: 6/7/2010 20:04

Corpo de Eliza teria sido entregue a traficantes em MG

Um primo de 17 anos do goleiro do Flamengo Bruno Fernandes afirmou hoje ter participado do desaparecimento de Eliza Samudio, de 25 anos, ex-amante do atleta. De acordo com a versão dada pelo adolescente na Delegacia de Homicídios (DH) do Rio de Janeiro, Eliza morreu em decorrência de uma coronhada na cabeça, quando era levada do Rio ao sítio do goleiro em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Ela estava na caminhonete Range Rover do goleiro com Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão(amigo de Bruno), que a havia convencido a embarcar. Quando Eliza viu o primo escondido na caminhonete, houve discussão, e o adolescente armado com uma pistola a acertou com uma coronhada. Sangrando, ela ficou desacordada até Belo Horizonte, onde teria chegado com vida. De acordo com a versão do adolescente, Eliza morreu em decorrência do ferimento, e o corpo foi entregue por Macarrão a um traficante de Contagem, conhecido como Cleisson para ser "desovado".

A polícia foi à casa de Bruno após uma entrevista de um tio do adolescente à rádio Tupi, no Rio. Segundo este tio, que é motorista de ônibus, o adolescente estava sendo mantido em cárcere privado na residência do jogador. A versão contada por este parente é diferente do que foi dito pelo jovem. Segundo o tio, foi o goleiro Bruno que teria mandado entregar o corpo de Eliza a traficantes e por este trabalho, teria pago R$ 3 mil. Já a versão do adolescente eximiu Bruno de qualquer responsabilidade no crime.

Ainda de acordo com a entrevista do tio à rádio, "os advogados do goleiro estariam instruindo os envolvidos no sumiço de Eliza a dizer que ela teve uma discussão dentro do carro com o adolescente, e que acabou levando um soco no rosto, por isso as marcas de sangue no veículo".

A amiga de Eliza, que denunciou o desaparecimento da jovem, afirma que ambas versões não condizem com as conversas que teve com a amiga, uma delas, quando a ex-amante de Bruno já estava em Belo Horizonte, no dia 9 de junho, um dia depois da Range Rover ser apreendida numa blitz, na capital mineira. "Nunca ouvi falar neste primo. A Eliza disse que foi convidada pelo Bruno a ir para Minas", afirmou a amiga, que pediu para não ser identificada, pois teme represálias.

Abortivo

No início da noite, a polícia divulgou o resultado da contraprova do exame de urina de Eliza, que tentava identificar se a jovem teria tomado abortivos, conforme denunciou à polícia, em outubro. De acordo com o Diretor do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), Sergio da Costa Henriques, Eliza Samudio não ingeriu nenhum tipo de calmante ou sedativo.

No depoimento ao médico legista, Elisa afirmou que teria ingerido dez comprimidos, alguns azuis e outros rosas, porém não informou aos peritos ter ingerido nenhum líquido amargo, como havia declarado em seu depoimento na delegacia. A piperidina encontrada na urina de Elisa pode ser encontrada em alguns tipos de medicamentos bem como em plantas abortivas. Ou seja, ela pode ter ingerido um chá abortivo, mas não calmantes ou sedativos.

FONTE: http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=24798814

NADA JUSTIFICA TAL BRUTALIDADE...