Terno de Reis

Terno de Reis
A tradição do Terno de Reis faz parte da cultura de nossa região, do nosso povo.

sábado, 7 de setembro de 2013

GRITO DOS EXCLUÍDOS 2013 EM JEQUIÉ-BA



O tema do Grito dos excluídos de 2013 foi definido na última semana, e esse ano a Juventude está no centro dessa manifestação que acontece em 07 de setembro. “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos definido pela a coordenação do Grito que acolheu sugestões de vários grupos, comunidades, dioceses, movimentos, sindicatos, para a escolha.
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É realizado em um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.
O Grito é parte do processo da 5ª Semana Social Brasileira e no ano passado trouxe o lema: Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população! O Próximo encontro nacional dos articuladores e articuladoras do Grito acontecerá nos dias 26 a 28 de abril , em São Paulo.

Fonte: 5ª Semana Social Brasileira

Em Jequié-BA o Grito dos Excluídos foi organizado pelo Conselho de Leigos, Comunidades Eclesiais de Base, Sindicatos, Associações e demais Entidades, saindo o da Praça do Viveiro e seguindo pela Avenida Rio Branco, onde foi feita uma parada em frente ao palanque oficial, onde foi lida uma carta de repúdio e protesto a todos os presentes e posteriormente entregue por dois jovens da Pastoral da Juventude - PJ à Chefe do Executivo Municipal, que acompanhou o manifesto do Palanque.
O Grito dos Excluídos ocorreu de forma pacífica e bem participado na Cidade de Jequié, sendo no final dos cortejos vendido uma deliciosa feijoada no valor de R$ 8,00 em benefício ao Conselho de Leigos da Diocese de Jequié. 

Por Romildo Costa.

Vejam as fotos de Grito 2013!






































































Nenhum comentário:

Postar um comentário