Terno de Reis

Terno de Reis
A tradição do Terno de Reis faz parte da cultura de nossa região, do nosso povo.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

BIOMAS NA AMAZÔNIA


BIOMAS NA AMAZÔNIASeg, 18 de Maio de 2009 15:39

Bioma é o conjunto organizado de todas as formas de vida. A palavra vem de “bios”, que quer dizer “vida”. Quando falamos em biomas estamos falando de um conjunto de vida humana, vegetal e animal que cobre determinada região de forma continua, em condições geoclimáticas parecidas, o que acaba formando uma diversidade biológica muito própria. Faz parte de cada bioma sua população humana. O jeito que essa população tem de se relacionar com o ambiente é um dos fatores que marcam a identidade diversificada do povo brasileiro. Cada bioma, então, tem também uma identidade social, econômica e cultural própria. A Bacia Amazônica está localizada entre a Cordilheira dos Andes ao Leste, o Oceano Atlântico a Oeste, o Planalto das Guianas ao Norte e o Planalto Central brasileiro ao Sul. A Bacia Hidrográfica cobre uma área de aproximadamente 7,5 milhões de Km². Destes, 4,5 milhões de Km² se encontram em território brasileiro, representando 64,88% da Bacia. O Bioma Amazônico, conforme definido pelo IBGE, tem 4,19 milhões de Km², ou seja, 49,29% do Brasil. Atualmente, esta área se refere aos Estados do Pará, Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Com 5,2 milhões de Km². A Amazônia Legal representa 61,2% do território nacional. O patrimônio biológico da Amazônia, que representa um terço das florestas tropicais úmidas do Planeta, concentra 30% da sua biodiversidade e apresenta imenso potencial genético, princípios ativos de inestimável interesse econômico e social. A Bacia Hidrográfica reúne mais de 1.000 afluentes. Os rios mais importantes é o Marañon / Solimões / Amazonas, com uma extensão de 6.868 km de sua nascente no Peru até a Costa Atlântica no Brasil. Pela Bacia do rio Amazonas flui cerca de 20% da água doce não congelada do Planeta, recurso cada vez mais escasso, e 68% da água disponível no território brasileiro. A Amazônia brasileira possui mais de 3,65 milhões de Km² de florestas continuas, dividida, principalmente, em três tipos: Floresta de Igapó ou Várzea, áreas que ficam alagadas durante parte do ano; Floresta de Terra Firme, terra mais altas da Amazônia, com arvores de grande porte e dossel fechado; Manguezal e Floresta costeiras. Estima-se que existam na região mais de 104 sistemas de paisagem distintas, mais de 55.000 plantas (22% das espécies superiores conhecidas na terra), mais de 1.000 espécies de aves, cerca de 300 espécies de mamíferos dos 502 representados no Brasil e dos 4.650 no mundo, cerca de 550 espécies de répteis já descritas, 163 espécies de anfíbios, entre 2.000 e 3.000 espécies de peixes e um numero ainda desconhecido – mais da ordem de milhões, de insetos e de micro-organismos.

A Amazônia legal compreende 688 municípios, a maioria com uma população pequena e uma densidade populacional baixa. A região Norte tem uma população estimada de 14,4 milhões de habitantes. Desta, mais de 10 milhões (73%) que está concentrada nos centros urbanos ou sedes municipais. A população estimada da Amazônia Legal oscila em torno dos 21 milhões de habitantes. O incremento médio na década de novena, de 2,6% ao ano, foi bem inferior às taxas de 4,7% e 3,9% ao ano alcançadas nas décadas de 70 e 80. A densidade demográfica média da região Norte está num patamar de 3,4 habitantes por Km², sendo o Estado de Rondônia o de maior densidade, 5,8 e do Amazonas o de menor, com 1,8 habitantes por Km². A Amazônia destaca-se pela sua diversidade étnica, social e cultural, cuja amplitude abrange desde 35 etnias não contatadas até engenheiros engajados no lançamento de satélites, passando por ampla gama de populações nativas, migrantes e descendentes de migrantes, com muitas combinações. A diversidade étnica e cultural da população indígena é marcante, existindo aproximadamente 160 povos falando cerca de 160 línguas e 14 diferentes troncos lingüísticos, além de 11 línguas consideradas isoladas. Estes idiomas codificam o conhecimento da natureza a dos comportamentos de convivência harmônica com a floresta.

A participação percentual da população indígena na população regional é de 0,9% na região Norte contra 0,2% no Brasil. As terras indígenas, 70% das quais encontram-se demarcadas ou em processo demarcatório, perfazem um total de 450 áreas, cobrindo próximo a 23% da extensão da Amazônia Legal. Grande parte da população amazônica possui herança indígena ou indodescendência conspícua. Na Amazônia, ribeirinhos, caboclos, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco e pescadores artesanais, entre outros, fazem parte desta categoria. Encontram-se também na região comunidades de quilombos. Entre os mirantes estrangeiros destacam-se os japoneses, enquanto nas fronteiras, há interação constante com países vizinhos, da Bolívia à Guiana Francesa. A desigualdade que marca a sociedade brasileira se manifesta nas diferenças de gênero. A diversidade encontrada na Amazônia está na base de diversos conflitos, uma vez que muitas atividades competem pelos mesmos recursos naturais, humanos, sociais de infra-estrutura e institucionais com visões e projetos diferentes. A dimensão mais visível desse antagonismo está nos conflitos fundiários, mas ocorrem também conflitos em disputas de outras ordens, como por jazidas minerais, reservas de madeiras nobres e acesso à pesca.

Pe. Luiz Ceppi - 12º Intereclesial

Nenhum comentário:

Postar um comentário