Terno de Reis

Terno de Reis
A tradição do Terno de Reis faz parte da cultura de nossa região, do nosso povo.

terça-feira, 22 de julho de 2014

MATANÇA DO BOTO-COR-DE-ROSA NO BRASIL - É UMA VERGONHA E DESCASO COM NOSSA FAUNA

PENSE EM UM ABSURDO, ACONTECE NO BRASIL A CADA INSTANTE. COMO SE JÁ NÃO BASTASSEM A DESTRUIÇÃO DE NOSSAS FLORESTAS, RIOS E FAUNAS, O GOVERNO BRASILEIRO ASSISTE DE CAMAROTE A MATANÇA ESCANCARADA DO BOTO-COR-DE-ROSA, PREDOMINANTE NAS BACIAS DOS RIOS AMAZONAS E ORINOCO, TAMBÉM CONHECIDO COMO BOTO-VERMELHO OU UIARA, VEM SENDO MORTOS E UTILIZADOS COMO ISCA PARA A PESCA DA PIRACATINGA, E NOSSAS AUTORIDADES FICAM OMISSOS A ESSE CRIME, QUANDO DEVERIA TOMAR MEDIDAS DURAS E URGENTES CONTRA ESSES CRIMINOSOS QUE PESCAM E COMERCIALIZAM A PIRACATINGA UTILIZANDO A CARNE DO BOTO COR DE ROSA. REFÉNS DAS INDUSTRIAS PESQUEIRAS, AS AUTORIDADES BRASILEIRAS NÃO SE EMPENHAM EM IMPEDIR A EXTINÇÃO DO BOTO-COR-DE-ROSA, QUANDO OS MINISTROS DO MEIO AMBIENTE PUBLICAM UM DECRETO TÍMIDO E SEM URGÊNCIA PARA COMBATER O PROBLEMA. É UMA VERGONHA NACIONAL O TRATAMENTO QUE SE DÁ ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS NESTE PAIS DAS MARAVILHAS. LEIA O RECORTE DE UMA REPORTAGEM ABAIXO:

Por Romildo Costa


Manaus, AM – Para driblar a rejeição do consumidor, a piracatinga (Callophysus macropterus) – peixe capturado usando botos mortos como isca – ganhou novos nomes no mercado da capital amazonense. A piracatinga é um peixe pouco nobre, também conhecido como urubu d'água por comer animais mortos. Agora, ela pode ser encontrada com os nomes de “douradinha” ou “piratinga” em feiras e supermercados da cidade, segundo informações da Associação Amigos do Peixe-boi-da-amazônia (Ampa).

Segundo a associação, o aumento da captura da piracatinga está associada aos casos cada vez mais comuns de matança de botos na região. A gordura do boto é um excelente atrativo para este peixe. 

O monitoramento dos botos na região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá, realizado há 17 anos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), indica que o número de botos cor-de-rosa, conhecidos também como botos-vermelhos (Inia geoffrensis) está diminuindo 10% por ano em diversas regiões da Amazônia. 

Para denunciar a matança, a Ampa divulgou na internet o vídeo acima, mostrando botos capturados por pescadores. No vídeo, aparecem pescadores abatendo botos-rosas no Rio Purus e também a abordagem de um grupo de pescadores que capturava bichos nas proximidades de Manaus. Os botos são capturados com arpões e abatidos com golpes na cabeça. A carcaça é colocada em gaiolas de madeira, para atrair os bagres.

Embora não seja muito apreciado no Brasil, a piracatinga tem boa aceitação na Colômbia, para onde é enviado para venda, sem fiscalização, através do porto de Tabatinga, que fica a 1.108 km de Manaus. O peixe chega à Bogotá, capital do país, onde é transformado em filés, antes de ser vendido no mercado doméstico ou exportado para o Japão.
FONTE: http://www.oeco.org.br/fauna-e-flora/26282-pesca-do-piracatinga-agrava-matanca-de-botos-cor-de-rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário