Terno de Reis

Terno de Reis
A tradição do Terno de Reis faz parte da cultura de nossa região, do nosso povo.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DILMA VANA ROUSSEFF - A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL


UM POUCO DA HISTÓRIA DA PRESIDENTE ELEITA NO ÚLTIMO PLEITO ELEITORAL

Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista, política e presidente eleita do Brasil[4][5], filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi apontada ministra-chefe da Casa Civil durante o Governo Lula, em junho de 2005, sendo a primeira mulher a ocupar a posição. Dilma candidatou-se à Presidência da República nas eleições de 2010, cujo resultado do segundo turno, em 31 de outubro, garantiu-lhe o posto de primeira mulher presidente da história do país.

Nascida em família de classe média alta e educada de modo tradicional, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância, integrou organizações que defendiam a luta armada contra o regime militar, como o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares). Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972, primeiramente na Oban (onde passou por sessões de tortura) e depois no DOPS.

Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde, junto a Carlos Araújo, seu companheiro por mais de trinta anos, ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e participou ativamente de diversas campanhas eleitorais. Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre no governoAlceu Collares e, mais tarde, foi secretária estadual de Minas e Energia, tanto no governo de Alceu Collares como no de Olívio Dutra, no meio do qual se filiou aoPartido dos Trabalhadores (PT) em 2001.

Em 2002, participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética. Posteriormente, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia, onde permaneceu até 2005, quando foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo após o chamado escândalo do mensalão.

Dilma Rousseff foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009, pela Revista Época.


FONTE: http://pt.wikipedia.org


A força da mulher brasileira vem quebrando várias barreiras e preconceitos. Dilma é um exemplo vivo e prático de como a mulher vem conquistando espaço neste país, conquistas realizadas com muita luta e dedicação, contradizendo a versão de uma sociedade machista e sem escrúpulo quando se trata do poder de governar esta nação em ambos os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Que o poder seja, aos poucos, de fato, “emanado do povo”.

Parabéns Dilma Rousseff, que Deus ilumine seus passos nessa nova jornada!

Romildo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário